spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
Home
Miguel Fernando Santos Rodrigues PDF Imprimir e-mail
Escrito por cmagueda   
14-Set-2009

Miguel RodriguesNatural de Albergaria-a-Velha, nascido a 1987, Miguel Rodrigues inicia os seus estudos musicais aos 6 anos de idade no Conservatório de Música da Jobra.

Em 2002, conclui o 5º. Grau de piano com a classificação final de 20 valores. No mesmo ano, inicia os seus estudos de canto com a professora Ângela Alves (Soprano).  

Em 2006 conclui o curso Complementar de Formação Musical em regime articulado. No mesmo ano é admitido na Universidade de Aveiro na Licenciatura em piano e canto.

Foi, desde 2000 até 2008, elemento da direcção musical do Grupo Coral Infantil de Albergaria-a-Velha.

Tem participado em recitais e concertos um pouco por todo o país, quer a solo, quer em grupos instrumentais ou vocais.

Interpretou a personagem Colas na ópera “Bastien und Bastienne” de W. A. Mozart e a personagem Walter na ópera “Os 3 Vinténs” de Kurt Weil. Integrou a produção das óperas “Cosi fan tutte” (Mozart) e “Amor de Perdição” (João Arroyo), produzidas pela companhia Ópera Norte. No âmbito da música sacra Interpretou a personagem Judas na “Paixão segundo S. Mateus” de J. S. Bach, foi solista no “Te Deum” de Charpentier e no Requiem de G. Faurè. Foi convidado a participar na realização do Requiem de G. Verdi em S. Miguel, Ponta Delgada.

Em 2009 integra, como cantor solista, o projecto Ensemble “Joanna Musica” – música dedicada à Princesa Santa Joana - tendo  gravado em CD para a editora Numérica. Faz parte ainda do trio Claminus, como cantor e pianista e com o qual já apresentou diversos espectáculos e gravou recentemente em CD.

Na área da composição, tem escrito várias peças para grupos instrumentais e/ou vocais, de salientar a oratória de Natal “Porque o Profeta Escreveu” para coro infantil e orquestra, estreada em 2006, em Albergaria-a-Velha, no III Concerto de Natal do Grupo Coral Infantil.

Realizou estudos de piano com os professores e pianistas Isabel Tavares Ramos, Svetlana  Mikhaylischeva, Lúcia Rodrigues, Eduardo Resende, Constantin Sandu e Vitali Dotsenko.

Na área de canto estudou com Ângela Alves, António Salgado, Filipa Lã, Joaquina Ly, Fernanda Correia, Alcione Bayer, Pat Macmahon,  Laura Sartie,  Håkan Haggegår e canto não clássico com Margareta Thálen.

Realizou ainda estudos de Jazz, na área de piano, orientados pelo grupo «Quadratura Jazz», e ainda com João Martins, Óscar Graça e Mário Laginha, tendo abordado improvisação e harmonia Jazz.

Estudou percussão com Bruno Estima com quem abordou técnica de bateria, caixa, tímpanos e marimba.

Estudou ainda flauta transversal com o prof. Doutor Alexandre Andrade.

Ao longo da sua actividade como músico, para além da música erudita, integrou ainda diversos grupos de música ligeira e música sacra, como cantor, organista, flautista, teclista e pianista.

Em 2009 licenciou-se em Música na Universidade de Aveiro, área vocacional de canto, na classe de canto do Prof. Doutor António Salgado. No presente ano é finalista do Mestrado em Ensino de Música encontrando-se a escrever a sua tese subordinada ao tema “Novas tecnologias no ensino do Canto” sob orientação da profª. Doutora Filipa Lã.

Atualmente é professor de Canto e de Classe de Conjunto no Conservatório de Música de Águeda, professor de Educação Vocal, Técnica Vocal e Formação Musical na Escola de Música Sacra de Aveiro e preparador vocal do Coro da Sé Catedral de Aveiro.

Actualizado em ( 13-Set-2012 )
 
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB