spacer.png, 0 kB

 Com o Apoio de: 

  

Estabelecimento de Ensino apoiado pelo Ministério da Educação, através da celebração de Contrato de Patrocínio.


spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
Home seta Corpo Docente
Óscar Daniel Santana de Oliveira Saraiva PDF Imprimir e-mail

Óscar Saraiva

Iniciou o seu percurso musical aos 7 anos na escola de música da Banda da Quinta do Picado - Aveiro. Como aluno de clarinete, frequentou o Conservatório de Música de Aveiro (CMACG), a Escola Profissional de Música de Espinho (EPME) e a Universidade de Aveiro (UA). É detentor de um Mestrado em Ensino de Música (Clarinete), encontra-se em conclusão do seu segundo Mestrado em Música - Performance (Direção de Orquestra), e em 2017 frequentou ainda o 1º ano do Doutoramento em Direção de Orquestra, na Universidade de Aveiro.

Como clarinetista teve como principais professores Luís Carvalho e Nélson Aguiar. Participou em masterclasses com António Saiote, António Rosa, Bruno Graça, Iva Barbosa, José Ricardo Freitas, Bruno Graça, Manuel Jerónimo e Victor Pereira, entre outros. Teve a oportunidade de colaborar com a Orquestra Clássica de Espinho, Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra APROARTE, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Académica da Universidade de Coimbra, Orquestra de Sopros da Póvoa de Varzim, Banda Sinfónica de Santa Maria da Feira, Banda Sinfónica da Bairrada, Orquestra de Jovens de Águeda e Orquestra do XIX Curso Internacional do INATEL. Foi membro fundador do grupo Klezmer OSMAVATI com o qual gravou um cd e atuou por todo o país. Foi solista na obra Ebony Concerto (Stravinsky) acompanhado por Jazzband (EPME 2004) e participou no ClarinetFest - Porto 2009 – Casa da Música com a obra New York Counterpoint. Paralelamente à sua formação vocacional, participou também em workshops de Musicoterapia, de Iniciação ao Jazz, de Interpretação de Música Ligeira e em Debates sobre a Educação no âmbito do Ensino Regular. Já orientou diversos workshops e masterclasses técnico-interpretativas de Clarinete e Música de Câmara, atuou diversas vezes para a RTP e SIC, e também em países como Portugal, Brasil, Espanha, Luxemburgo, Áustria, França e Alemanha.

Dedica-se também à Direção de Orquestra. Em 2016 foi Maestro-assistente na Sinfonia nº2 - Ressurreição de Gustav Mahler a convite do Maestro Luís Carvalho, dirigindo um dos ensembles off-stage da Filarmonia das Beiras na 11ª edição dos Festivais de Outono. Já em 2018 e 2019 dirigiu o integral da cantata Carmina Burana (Carl Orff), com a participação da Banda da Quinta do Picado, Orfeão de Barrô, Coral Vera Cruz, Coral da Cruz Vermelha Portuguesa-Delegação de Águeda, Coro do DeCA (UA), Coro Voz Nua e Coro Allegrus do Conservatório de Música de Águeda, juntamente com os solistas Isabel Alcobia (soprano), Pedro Rodrigues (tenor) e Rui Baeta (barítono).

Em 2017 foi o Maestro-convidado do 2º Estágio de Orquestra Juvenil OF12 (Orquestra Filarmónica 12 de Abril - Travassô); Já em 2018, foi convidado pela Banda Sinfónica Portuguesa para dirigir, em ensaio de leitura, uma das obras selecionadas para a semi-final do VI Concurso Nacional de Composição BSP 2018. No ano corrente de 2019, será Maestro-convidado no IV Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão do Conservatório Regional de Música de Ferreirim (Abr 2019), no 3º Estágio de Orquestra de Sopros da Ilha do Pico nos Açores (Abr 2019) e no 10º Encontro Nacional de Violas d’Arco, a decorrer em Águeda (Mai 2019).

Como Maestro, em masterclasses ou concertos, já dirigiu a Banda Sinfónica do Exército, a Banda Sinfónica Portuguesa, a Orquestra de Sopros da UA, a Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, a Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional de Lisboa, a Orquestra de Sopros da Escola Profissional Metropolitana, a Orquestra de Sopros do Médio-Tejo, a Banda Militar do Porto, a Banda Amizade – Banda Sinfónica de Aveiro, o Chamber Ensemble do Royal Northern College of Music (Manchester-Inglaterra), a Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Águeda, a Banda da Quinta do Picado, e várias outras  Orquestras de estágios ou workshops onde participou. Foi diretor artístico e coorganizador de várias edições de Masterclasses de Instrumento, Música de Câmara ou Direção de Orquestra, em Aveiro. 

A par de Maestros de todo o Mundo, foi por diversas vezes selecionado a participar em masterclasses de Direção de Orquestra no Royal Northern College of Music (Manchester-Inglaterra), escola de renome mundial. O seu percurso na Direção de Orquestra foi influenciado pelas aulas que teve com Jean-Marc Burfin, Douglas Bostock, Felix Hauswirth, Clark Rundell, Johan de Meij, Shannon Kitelinger, Mark Heron, Morten Wensberg, Jon Malaxetxebarria, Craig Kirchhoff, Pedro Neves, Jean Sebastien Bereau, Andre Granjo, Robert Houlihan, Vasco Negreiros e José Ignacio-Petit.

Já lecionou Clarinete no Conservatório de Música de Aveiro, Conservatório de Música David de Sousa, Conservatório Artes e Comunicação Oliveira do Bairro e na Escola de Artes SAMP. Atualmente é Professor de Clarinete e de Orquestra de Sopros no Conservatório de Música de Águeda e Maestro e Coordenador Pedagógico da Banda da Quinta do Picado (Aveiro).


Actualizado em ( 03-Abr-2019 )
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB