spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
Home seta Corpo Docente
José Carlos Pereira Almeida PDF Imprimir e-mail
Escrito por cmagueda   
31-Out-2018
José Carlos Almeida

Nasceu em Aveiro em 1984.

Iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade, na Associação de Instrução e Recreio Angejense, Angeja, Albergaria-a-Velha.

Em 2000 ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho, no Curso de Percussão, na classe dos Professores Joaquim Alves, Helena Pereira, Paulo Oliveira, Nuno Aroso, Pedro Oliveira e Rui Gomes.

Participou em várias Masterclasses de Percussão, orientados pelos professores Miguel Bernat, Georges-Elie Octors, Angel Omar Frette, Steven Schick, Bart Quartier, Emmnuel Séjourné, Rogério Bocatto, Vinicios Barros, Zoltán Racz e Pedro Carneiro.

Realizou vários concertos com o Grupo de Percussão da Escola Profissional de Música de Espinho.

Participou em vários estágios com a Orquestra Clássica da Escola Profissional de Música de Espinho, sob a direcção do Maestro Cesário Costa. Como membro desta Orquestra, no ano de 2002, participou no “Aberdeen International Youth Festival” (Escócia).

Participou nos 9º,10º e 11º Estágios da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, no 1º Estágio da Orquestra de Jovens do Concelho de Águeda, nos 1º e 2º Estágios da Orquestra da Escola de Artes da Bairrada e no 4º Estágio da Banda Sinfónica Minho-Galaica, onde trabalhou com os maestros Octávio Mas Arocas, José Manuel Brito, Alberto Roque, Jonathan Costa, Carlos Marques, Jan Van Der Roost, Filipe Silva e Lourenço Cruz.

Colaborou com a Orquestra Sinfónica da ESART (Castelo Branco) e Orquestra Sinfónica da Póvoa do Varzim onde trabalhou com o maestro Osvaldo Ferreira.

Em 2004 foi admitido na Academia Nacional Superior de Orquestra no curso de Instrumentista de Orquestra, na especialidade de Percussão, na classe dos professores Richard Buckey, Rui Gomes e Pedro Silva.

Foi membro da Orquestra Académica Metropolitana e do Brass-Ensemble onde trabalhou com os maestros Jean Marc Burfim e Reinaldo Guerreiro.

Colabora/colaborou com várias orquestras portuguesas, tais como a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfonieta de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto - Casa da Música, e mais recentemente com a Orquestra Filarmonia das Beiras. Trabalhou com maestros como Brian Schembri, Cesário Costa, Álvaro Cassuto, Vasco Azevedo, Michael Zilm, Joana Carneiro, José Collado, Pedro Neves, Jéremie Rhorer, Christopher Seaman, Vassalo Lourenço entre outros.

Em 2005 ingressou no Exército Português, no serviço de Música, onde desempenha funções de percussionista até ao presente, tendo prestado serviço na Banda Sinfónica do Exército (Queluz), Banda Militar de Évora (Évora) e desde 2013 até ao presente na Banda do Exército - Destacamento do Porto (Porto).

Em 2013 conclui a licenciatura em Música - Percussão - Ramo de Interpretação na Universidade de Évora, na classe do professor Eduardo Lopes.

Foi docente da classe de Bateria/Percussão no Conservatório de Música de Santarém entre os anos de 2011 a 2013, Conservatório de Musica de Sintra de 2012 a 2013, e leciona no Conservatório de Música de Águeda desde Setembro de 2013 até ao presente.

Actualizado em ( 31-Out-2018 )
 
Artigo seguinte >
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB