spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
Home seta Director Pedagógico
Joaquim Vidal Santos PDF Imprimir e-mail

Joaquim Vidal

Natural do Porto, inicia os seus estudos musicais em 1989 no Conservatório de Música do Porto com o professor Eddy Tauber . Durante este curso é seleccionado para integrar a orquestra do conservatório, a Orquestra Portuguesa da Juventude, a orquestra das escolas particulares e a orquestra de jovens Luso-Alemã, entre outras.

Em 1995 ingressa na Escola Superior de Música do Porto onde estuda com o professor Bohdan Sebestik. Nesse mesmo ano inicia e a sua experiência pedagógica, leccionando a classe de trompa na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Conservatório de Música de Braga, Academia de Música de Castelo de Paiva, Escola Profissional de Espinho e Conservatório de Música de Águeda.

Como experiência orquestral, trabalhou com a Orquestra Camerata do Porto, Orquestra Regional do Norte, Filarmonia das Beiras, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Jovens do Remix Ensemble, e em produções de Ópera da Porto 2001. Gravou e tocou em directo para a RTP e RDP.

Frequentou cursos e masterclasses de carácter internacional, nomeadamente na Inglaterra com Francis Markus e Julian Baker, na República Checa com J. Petrás, J. Havlík, Z. Divóky, Z. Tylsar e Michelle Stebleton , em Portugal com Adám Fiedrich,  Carlos Martos do Quinteto de Metais “Barquisimetal”, J. Petrás,  Fergus McWilliam do Quinteto de Sopros da Orquestra Filarmónica de Berlim, e em Itália com o professor Barry Tuckwell .

Apresentou-se a solo e em música de câmara com o quarteto Concordas e o Douro Ensamble. É membro fundador do quinteto de metais Monumentais Ensamble, e apresentou-se recentemente num recital a solo de música teatral no Festival Internacional de Música da Universidade de Sheffield. Foi orientador nos estágios da orquestra de jovens Bracara Augusta e colabora a vários níveis com a Associação Espírito de Música, Cultura e Solidariedade.

É Licenciado pela Escola Superior de Música do Porto e Mestrado em Estudos Músico-teatrais, vertente de Direcção Musical, pela Universidade de Sheffield, Inglaterra. É professor no Conservatório Regional de Música de V. N. de Gaia, Academia de Música de Perosinho e no Conservatório de Música de Águeda, onde é director pedagógico.

 
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB